A história das máquinas de expresso começa quando em 1901, quando Luigi Bezzera patenteou um processo inovador de preparação de
café.Esta foi
a primeira máquina de café expresso, exibida na Feira Internacional de Milão em
1906.
Ao longo
do tempo, a empresa passou por um desenvolvimento significativo, mantendo
constante paixão por esse trabalho, que continua hoje com a quarta geração da
família Bezzera.
A
inovação contínua e as transformações modernas não mudaram a filosofia e a
tradição da empresa, que orgulhosamente mantém sua linha de produção completa
em suas próprias instalações.
Após
quatro anos de pouco sucesso no mercado, Luigi decidiu vender sua patente para
Desidero Pavoni, responsável por reformular o modelo e trazer a chamada Ideale
à venda.
Outro
comprador foi Teresio Arduino, que veio a criar a Victoria Arduino, empresa que
ajudou a disseminar a cultura dos espressos pela Itália e Europa.
Porém,
segundo o site da Universidade de Sidney (Austrália), foi somente em 1946 que
as máquinas ganharam a cara que conhecemos hoje. O aparelho se chamava Gaggia
Crema Caffe e foi uns dos primeiros a introduzir o uso da pressão na água do
café, chegando a níveis superiores a 7 bars. Ela possuía uma alavanca e era
consideravelmente barata para uso comercial.
Somente
em 1967 que Nello Dal Tio, da empresa Astoria, levou ao mercado o utensílio que
já levava em conta as principais características para um bom espresso italiano.
Hoje, a empresa tem a liderança mundial na produção deste tipo de equipamento.
Para se ter uma ideia, a companhia fabricou cerca de 27 mil máquinas no ano de
2004.
Foi só em
1974 que o primeiro sistema de vaporização do leite foi adiciona às máquinas.
Datas históricas do Café Expresso
1901: A primeira máquina de café expresso. Luigi Bezzera faz a primeira máquina de café expresso, a patente em seu nome chamava-se Tipo Gigante, a percursora a que somente se transformaria a tecnologia da máquina do expresso após quase cinqüenta anos .
1905: Desiderio Pavoni compra patente de Luigi Bezzera para poder também iniciar a fabricação desse produto. Outros como o Sr. Teresio Arduino também quer fabricar e funda a empresa Victoria Arduino, companhia que faria mais para espalhar a cultura adiantada do expresso do que qualquer outra com suas propagandas e toda a filosofia atrás da bebida.
1922: A Universal incorpora o negócio da máquina de expresso, e transforma-se logo no fabricante principal da máquina de expresso, com uma larga escala de produtos. O produto dispara no mercado nos anos de 1920 aos anos de 1930.
1927: Chega a América especificamente aos Estados Unidos da América a primeira máquina de expresso, instalada no estabelecimento de nome Regio’s Bar em NYC. Máquina de dois grupos ainda hoje em exposição. Novas fábricas de expresso vão surgindo como a La Marzocco fundada em 1927.
1929: Fundada a antiga fábrica de máquinas La Rancilio Officina Elettromeccanica, por Roberto Rancilio. Também entra no mercado de máquina de café expresso.
1932: A La San Marco lança seu modelo 900 que durante 10 anos fica ditando uma tendência mundial de design para o produto.
1936: É fundada a antiga fábrica Simonelli que depois fechou e reabriu anos depois com o nome Nova Simonelli com outros proprietários.
1946: O Sr Ernesto Valente e família funda a fábrica de máquina Faema. Hoje já de propriedade de outros investidores.
1947: Introdução revolucionária da Gaggia Crema Caffe no mercado de máquina de café expresso. A moderna máquina de expresso nos conceitos de hoje de café expresso.
1950: Muitas empresas como Elektra faz seu experimento com máquina expresso de pressão hidráulica e os fabricantes seguem a idéia adotada.
1956: Aparece no mercado a primeira máquina de expresso mais apropriada para uso doméstico. Inovação do mercado utilizando alavanca com duplo pistão por grupo de máquina.
1958: Novas máquinas não produzidas especialmente para uso doméstico são apresentadas ao mercado, devido ao tamanho podem ser utilizadas para uso doméstico.
1961: A Faema fábrica Italiana de Milão apresenta ao mundo seu sistema revolucionário de expresso, chamava-se sistema E61 o primeiro sistema utilizando um trocador de calor (caldeirinho) em italiano “scambiatore”, para fazer o café expresso, e também usava uma bomba rotativa. Esse sistema substituía então a alavanca de pressão utilizado para fazer o café expresso.
1966: Alfred Peet abre a primeira Peets Coffe em Berkeley, CA, que servira de inspiração para fundar a Starbucks quando visitando Seattlites.
1967: A CMA - Astoria entra no mercado de fabricação de máquinas de café expresso. Construção da primeira máquina de café expresso Astoria pela C:MA na pequena unidade produtiva fabril em Susegna (Itália), província de Treviso. Hoje líder mundial de fabricação de máquinas de café expresso profissionais.
1971: A Starbucks abre em Seattle a primeira Roastery.
1974: É introduzido o sistema de vapor instantâneo nas máquinas de café expresso podendo então ferver o leite instantaneamente.
1982: Fundada nos Estados Unidos da América a SCAA Specialty Coffee Advisory Board,
1983: Howard Schultz da Starbucks viaja para a Itália para conhecer a fundo a cultura do café expresso.
1985: Starbucks instala a primeira máquina de café expresso em um Shopping de Seattle.
1989: Começa a aparecer no mercado o café em sachê mono dose, “cialda” em italiano, e uma padronização de medidas para o café em sachê,também chamada easy system de café expresso.
1990: O Sistema de café sache mono dose espalha-se pelo mundo pela sua facilidade, padronização e higiene, conquistando o público em todo o mundo.
1991: Lançamento mundial, a primeira máquina automática de café Expresso é lançada pela Saeco especialmente desenvolvida para o uso doméstico e pequenos escritórios, uso não profissional.
1992: A primeira coleção de xícaras da Illy café, Illy collector cups com pinturas elaboradas por artistas famosos chega ao mercado.
1994: O café em sachê vira moda na Europa e nas residências dos italianos passa a ser um sonho de consumo, não mais pode faltar o café em sachê.
1997: Início das atividades da CMA - Astoria no Brasil. Chegam ao Brasil as primeiras máquinas de café expresso importadas da Itália.
2000: A CMA Astoria bate o recorde em numero de máquinas fabricadas, atingindo 24.600 máquinas de café expresso no ano.
2000: As máquinas Astoria obtém a certificação da norma ISO 9001, no maior grau da certificação, de design para pesquisa e desenvolvimento, produção e compra , venda e marketing administrativo, qualidade de controle após a venda e serviços. Sendo a primeira empresa de máquina de café expresso a obter a certificação “THE QUALITY ISO 9001”.
2001: Starbucks atinge 3,000 lojas instaladas, mas incrivelmente nenhuma aberta na Itália.
2004: Novo recorde da CMA Astoria na fabricação de máquinas de café expresso perfazendo um total de 27.200 máquinas de café no ano.
Referência bibliografica
Comentários
Postar um comentário
Nome:
Contato:
Localidade