Pular para o conteúdo principal

A chegada do café no Brasil


O café chegou ao norte do Brasil, mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviara às Guianas com essa missão. 
Já naquela época o café possuía grande valor comercial. Palheta aproximou-se da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguindo conquistar sua confiança. 
Assim, uma pequena muda de café Arábica foi oferecida clandestinamente e trazida escondida na bagagem desse brasileiro. 
Devido às nossas condições climáticas, o cultivo do café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. 
Em sua trajetória pelo Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economia brasileira. 
Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas. Em condições favoráveis a cultura se estabeleceu inicialmente no Vale do Rio Paraíba, iniciando em 1825 um novo ciclo econômico no país. 
No final do século XVIII, a produção cafeeira do Haiti - até então o principal exportador mundial do produto - entrou em crise devido à longa guerra de independência que o país manteve contra a França. 
Aproveitando-se desse quadro, o Brasil aumentou significativamente a sua produção e, embora ainda em pequena escala, passou a exportar o produto com maior regularidade. 
Os embarques foram realizados pela primeira vez em 1779, com a insignificante quantia de 79 arrobas. 
Somente em 1806 as exportações atingiram um volume mais significativo, de 80 mil arrobas.
Referência bibliográfica


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como surgiu o filtro de café ?

Amalie Auguste Melitta Bentz: A inventora do filtro de café... Vamos conhecer melhor essa linda história ? Nascida na cidade de Dresden, na Alemanha, Melitta Bentz criou o primeiro filtro de café, já que coadores de pano, feitos de linho, eram bastante difíceis de serem limpos. Após fazer diversos experimentos, Amalie usou um papel filtrante colocado dentro de um recipiente de latão, que tinha um furo na parte inferior. Com o café feito mais rápido e sem resíduos do pó, a alemã foi a primeira a produzir o filtro de papel em série, obtendo a patente da invenção em junho de 1908. Foram precisos 300 anos de degustação do café na Europa para que uma dona de casa de Dresden chegasse a uma idéia tão simples quanto genial, e que revolucionaria a preparação da aromática bebida em todo o mundo.       Era o ano de 1908 e Melitta Benz fazia café. Como ditava a prática da época, o pó era escaldado e precisava descansar, até p...

Os barões do café no Brasil

(Foto)  Fazenda Florença – Valença (RJ)  O casarão de 1852 tem decoração preservada, com louças, cristais e pratarias originais. E não é à toa que serviu de ambientação para várias novelas como  Sinhá Moça, Paraíso  e  Dona Beija . Nos fins de semana e feriados ocorrem serestas musicais e saraus históricos teatrais, acompanhados pelo farto chá colonial. A área de lazer reúne piscinas, quadras de tênis, salão de jogos e fazendinha para a criançada.  Site:  www.hotelfazendaflorenca.com.br   (Divulgação) Ostentando riqueza e poder os grandes cafeicultores aumentaram sua riqueza graças ao cultivo desse fruto vindo da África e dos negros escravizados de mesma origem.  Grandes aliados do imperador, esse seleto grupo exerceu grande influência no país até a queda da monarquia em quinze de novembro 1889. No decorrer do século XIX, o café ganhou grande importância na sociedade imperial.  Graças às terras férteis das regiões dos estad...

Como saborear o seu café !

Quando mencionamos a palavra café, logo buscamos mentalmente a referencia que temos do cafezinho feito em casa logo pela manhã, seja ele coado, feito na cafeteira elétrica, na cafeteira italiana, com leite,  com adoçante ou uso do açúcar, e para muitas pessoas, puro mesmo. Preferencias à parte onde o paladar é singular, algumas dicas podem melhorar muito na hora de degustar o café de todos os dias. Entretanto, algumas dicas podem cair muito bem, antes de beber o café e melhorando muito o paladar. Vamos ver juntos  essas dicas preciosas ? 1) Escove os dentes pelo menos meia hora antes de beber o seu café, procure lavar bem a boca, enxaguando tanto quanto for necessário até não sentir o gosto do creme dental. Dessa forma, evitará com que haja uma reação do seu café com o creme dental residual ( aquele que fica na boca, embora você não perceba) o que certamente pode alterar o seu paladar. 2) Uma boa dica antes de consumir o cafezinho, é beber pelo menos um copo de agua em tempera...