Pular para o conteúdo principal

Como saborear o seu café !




Quando mencionamos a palavra café, logo buscamos mentalmente a referencia que temos do cafezinho feito em casa logo pela manhã, seja ele coado, feito na cafeteira elétrica, na cafeteira italiana, com leite,  com adoçante ou uso do açúcar, e para muitas pessoas, puro mesmo.
Preferencias à parte onde o paladar é singular, algumas dicas podem melhorar muito na hora de degustar o café de todos os dias.
Entretanto, algumas dicas podem cair muito bem, antes de beber o café e melhorando muito o paladar. Vamos ver juntos  essas dicas preciosas ?

1) Escove os dentes pelo menos meia hora antes de beber o seu café, procure lavar bem a boca, enxaguando tanto quanto for necessário até não sentir o gosto do creme dental.
Dessa forma, evitará com que haja uma reação do seu café com o creme dental residual ( aquele que fica na boca, embora você não perceba) o que certamente pode alterar o seu paladar.

2) Uma boa dica antes de consumir o cafezinho, é beber pelo menos um copo de agua em temperatura ambiente ( dê sempre preferencia para agua filtrada) o que além de umidificar a boca e ativar o seu paladar, ajudara a remover qualquer odor bocal, além dos resíduos da escovação.

3) Evite consumir o café muito quente, além do risco de queimar a língua, poderá retirar todo o seu paladar, O ideal é consumir o café quente, mas declinado para o morno. Não esquente o café após o seu preparo, o sabor muda conduzindo para o amargo e jamais consuma o café que foi fervido, pode lhe fazer mal.

4) Evite consumir o café frio, a bebida perde aroma e consequentemente altera o seu paladar.

5) Consuma o café tão logo ao seu preparo, independente da forma como foi realizado Valorize o café fresco! Logo, o tempo ideal para o consumo do café fresco é de quinze a trinta minutos, após esse período o café oxida alterando o seu sabor. 

6) Tenha sempre uma boa garrafa térmica, independente do tamanho e da marca, mas que cumpra bem a sua função, lembrando de escaldar com agua quente pelo menos duas vezes ( com pequenos volumes de agua fervente ) antes de armazenar o seu café fresco. Vale observar que é interessante evitar armazenar o café por mais de três horas, o que além de manchar a ampola térmica da sua garrafa, pode certamente alterar a qualidade do seu cafezinho, mesmo sendo bem lavada anteriormente. Vale observar que a garrafa térmica tem que estar sempre bem fechada. Caso não esteja fechando adequadamente poderá esfriar o café. 

7) O café é uma fruta do cafeeiro. Logo o ideal é consumir a bebida sem o uso de açúcar e adoçante, ambos alteram o sabor da bebida. Para quem não está acostumado, dê preferência para o café gourmet, ele é bem mais suave.

8) Uma dica bem interessante para degustar um bom café ( e nesse momento precisamos entender que o paladar é algo particular e singular )  é evitar de comer qualquer tipo de alimento antes de apreciar a bebida. Sugiro que seja consumido pelo menos um copo de agua ( temperatura ambiente e filtrada ) antes do consumo da bebida. 

9) A forma como o pó de café é armazenado, também pode influenciar na qualidade da bebida antes mesmo do seu preparo. Indico armazenar o pó de café após aberto na sua própria embalagem e bem fechado, de forma que não tenha contato com o ar ( o café perde aroma e pode adquirir umidade). Evite colocar o pó de café em potes de vidro e plástico transparente, assim como oriento não armazenar em geladeira ( devido a humidade ). O Ideal é armazenar o pó de café na sua própria embalagem e fechando bem, além de armazenar em local escuro e seco.   

10) A dica mais valiosa agora é a forma correta de fazer o seu cafezinho. A dica que darei aqui será para o café coado, visto que a maquina de café, segue orientações de acordo com o fornecido pelo fabricante.
Sugiro, evitar o coador de pano, devido as condições de higienização do mesmo. Favoreça o coador de papel da sua preferencia.
Darei uma referência para a produção de 360ml de café ( dois copos comuns ).
a) Ferva a agua,  visto que começou a borbulhar desligue a panela do fogo.
b) Escalde o coador  com agua quente antes de colocar o pó de café, e jogue essa agua fora, onde esse processo é para retirar as impurezas do papel.
c) Dê sempre preferencia para a agua filtrada, a agua da torneira contem uma quantidade controlada de cloro o que pode alterar o sabor do café.
d) A quantidade de pó para um café saboroso serão de três colheres de sopa de café, não precisa ser de forma exagerada, mas sim colheres cheia.
e) Despeje a agua quente ao redor do filtro ( já com o pó de café ) aos poucos. Sugiro sempre 1/4 do volume interno ( metade da metade do volume do seu coador) favoreça despejar também internamente para homogeneizar o preparo da  sua bebida. Evite o uso de colheres. E não despeje toda a agua quente de uma só vez. 
f) Trocar periodicamente a marca do seu café, pode leva-lo a conhecer outros sabores, onde sugiro a compra variada para conhecer outras marcas, onde o sabor certamente poderá mudar, mesmo sabendo que existem normas e regras de torrefação com selo de qualidade.
Lembrete: Feche bem  garrafa térmica, consumindo o seu cafezinho entre quinze minutos e meia hora.

Espero que tenham gostado dessas dicas !

Vamos tomar um café ?

Autoria: Eraldo Gonçalves de Carvalho

Fonte: https://omeucantinhodocafe.blogspot.com

http://omeucantinhodocafe.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como surgiu o filtro de café ?

Amalie Auguste Melitta Bentz: A inventora do filtro de café... Vamos conhecer melhor essa linda história ? Nascida na cidade de Dresden, na Alemanha, Melitta Bentz criou o primeiro filtro de café, já que coadores de pano, feitos de linho, eram bastante difíceis de serem limpos. Após fazer diversos experimentos, Amalie usou um papel filtrante colocado dentro de um recipiente de latão, que tinha um furo na parte inferior. Com o café feito mais rápido e sem resíduos do pó, a alemã foi a primeira a produzir o filtro de papel em série, obtendo a patente da invenção em junho de 1908. Foram precisos 300 anos de degustação do café na Europa para que uma dona de casa de Dresden chegasse a uma idéia tão simples quanto genial, e que revolucionaria a preparação da aromática bebida em todo o mundo.       Era o ano de 1908 e Melitta Benz fazia café. Como ditava a prática da época, o pó era escaldado e precisava descansar, até p...

Os barões do café no Brasil

(Foto)  Fazenda Florença – Valença (RJ)  O casarão de 1852 tem decoração preservada, com louças, cristais e pratarias originais. E não é à toa que serviu de ambientação para várias novelas como  Sinhá Moça, Paraíso  e  Dona Beija . Nos fins de semana e feriados ocorrem serestas musicais e saraus históricos teatrais, acompanhados pelo farto chá colonial. A área de lazer reúne piscinas, quadras de tênis, salão de jogos e fazendinha para a criançada.  Site:  www.hotelfazendaflorenca.com.br   (Divulgação) Ostentando riqueza e poder os grandes cafeicultores aumentaram sua riqueza graças ao cultivo desse fruto vindo da África e dos negros escravizados de mesma origem.  Grandes aliados do imperador, esse seleto grupo exerceu grande influência no país até a queda da monarquia em quinze de novembro 1889. No decorrer do século XIX, o café ganhou grande importância na sociedade imperial.  Graças às terras férteis das regiões dos estad...